INÍCIO

Aos 14 dias do mês de agosto de 2012

as 19:30 horas, na Rua Aldo Hulse, 685, no centro de Tubarão/SC foi realizada a Assembleia de Constituição do Observatório Social de Tubarão.

Compuseram a Mesa Diretora da Assembleia o Sr. Marcos Mangerônio de Freitas como Presidente e o Sr. Lauro José Pereira para secretariar os trabalhos. O Sr. Marcos Mangerônio de Freitas fez uma breve explanação sobre os objetivos que originaram a constituição do Observatório Social de Tubarão como instituição voltada para a educação fiscal e o controle da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

A primeira diretoria ficou assim composta:

Presidente – Ramon Antônio
Vice-Presidente para Assuntos Administrativo-Financeiros – Eli Oliveira de Souza
Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – Luiz Henrique Dal Molin
Vice-Presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia – Francisco de Assis Beltrame
Vice-Presidente para Assuntos de Controle Social – Sandro Warmiling
Conselho Fiscal - Luiz Carlos Silva de Souza – Titular
Pedro Floriano Junior – Suplente
Marcos Mangerônio de Freitas – Representante OSB

O Observatório Social de Tubarão funcionou até o mês de abril de 2018. A partir desta data as suas atividades foram interrompidas.

REATIVAÇÃO

Em agosto de 2019

Durante evento ocorrido em Tubarão, instigados por Philippe Costa Alexandrino,surgiu a ideia de reativar o Observatório Social em função dos relevantes serviços já prestados à comunidade tubaronense.

Na época o Sr. Edson Martins Antônio era presidente da ACIT e se colocou a disposição para buscar um espaço naquela entidade para abrigar o Observatório.

Após o término do evento, liderados pelo Sr. Olindo Collaço Alberton iniciaram-se as tratativas para a reativação do Observatório.

As reuniões aconteciam normalmente no Centro Cultural e Beneficente Francisco Medeiros. Para facilitar a convergência de ideias, o Sr. Olindo Collaço Alberton sugeriu que neste momento de reativação do Observatório a equipe fosse composta aproveitando a união decorrente do evento. Para coordenar os trabalhos o grupo elegeu o Sr. Isaac Ghizoni Tonon.

Apesar do aparecimento da pandemia da COVI-19 no início de 2019, o time deu continuidade aos trabalhos elaborando a 1⁰ Alteração Estatutária para se adequar a nova realidade, treinamento de forma virtual dos novos integrantes, visita ao Observatório Social do Brasil – Criciúma para buscar subsídios junto a experiencia adquirida por eles, etc...

No dia 16 de dezembro de 2021 foi realizada Assembleia Geral para Alteração Estatutária e eleição da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal, ficando assim composta:

Presidente
Isaac Ghizoni Tonon

Secretário Executivo
Edison Osmar do Espírito Santo

Vice-Presidente para Assuntos Administrativo-Financeiro
João Vânio Coral dos Santos


Vice-Presidente para Assuntos de Produto, Metodologia e Certificação
Laerte Mello Soares

Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças
Nivaldo Luiz Back

Vice-Presidente para Assuntos de Tecnologia da Informação
Jacson Luiz Boing

Vice-Presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social
Anderson Vieira Simon

Vice-Presidente para Assuntos Jurídicos
Clésio Moraes

Vice-Presidente para Assuntos de Comunicação
Philippe Costa Alexandrino

Conselho Fiscal - Titulares
Vladimir Souza Guimarães
Haroldo Luiz Oliveira Jr.
José Ricardo Nogared Cardoso

Suplentes
Adi Souza
Olindo Collaço Alberton.

A primeira atividade realizada pelo OSB – Tubarão em parceria com a ACIT, SEBRAE e Prefeitura via Sala do Empreendedor foi o Treinamento para potenciais fornecedores em licitações (Médias, Micro e Pequenas Empresas).